O que a internet das coisas (IOT) tem a ver com as empresas de sensores?

A Internet das Coisas (IoT) é uma revolução tecnológica que está transformando a forma como interagimos com o mundo ao nosso redor. Ela se baseia na conexão de dispositivos físicos à internet, permitindo que eles coletem, compartilhem e analisem dados de forma autônoma. Sensores são componentes fundamentais na IoT. Eles são dispositivos que detectam e medem informações do ambiente, como temperatura, umidade, pressão, movimento, entre outros.


Mudança no mercado

Para as empresas de sensores convencionais que foram habituadas a comercializar ao longo de duas décadas produtos usuais, a indústria 4.0 alicerçada na Internet das Coisas (IoT) trará grandes desafios e ao mesmo tempo grandes oportunidades para quem conseguir se adaptar mais rápido.

O fato é que as empresas de sensores convencionais passaram os últimos 20 anos focadas na venda de commodities, tais como:

  • Sensores indutivos;
  • Sensores ópticos;
  • Sensores capacitivos;
  • Sensores magnéticos;
  • Sensores ultrassônicos.

As empresas de Sensores e a Indústria 4.0

Muito diferente da produção conhecida no início do século XVIII, onde os artesãos eram os responsáveis pela produção manual das carruagens, a indústria 4.0 traz consigo um conceito inovador onde as decisões produtivas serão tomadas pela conexão e análise de infindáveis variáveis de mercado, governo e capacidade produtiva das fábricas.

O Papel dos Sensores na IoT

No coração dessa revolução estão as empresas de sensores. Sensores são os dispositivos responsáveis por captar informações do ambiente e dos sistemas em que estão instalados. Eles medem variáveis como temperatura, umidade, pressão e movimento, fornecendo dados cruciais que são a base para a operação e a análise dentro de sistemas IoT.

Imagine um cenário onde a previsão climática será alterada daqui dois dias, que afetará a produção, por outro lado, a empresa precisa ampliar seus estoques em 12% até o final da safra. Os preços das matérias primas estão variando muito, os fornecedores de insumos estão com os estoques comprometidos e não darão conta de uma situação de pico e alguns equipamentos críticos para a produção da fábrica estão programados para entrar em manutenção daqui a 7 dias.

Como as empresas de sensores atuais podem fornecer soluções para o cenário acima? Esta é a realidade que a indústria 4.0 se propõe a resolver! Analisar todo o ambiente de negócios e seus stakeholders, a fim de tomar as melhores decisões de forma quase autônoma.

Empresas de sensores que continuam focadas na venda de sensores indutivos, ópticos, capacitivos e todos os demais commodities já conhecidos, certamente ficarão obsoletas rapidamente.


A inovação está no nosso DNA

Nós da Sensor do Brasil já estamos atentos aos novos movimentos da indústria 4.0 para continuar sendo um parceiro de valor para a indústria brasileira. Mais do que suprir a indústria com os melhores sensores do mundo, estamos trabalhando para que possamos oferecer as melhores soluções em IoT para a automação de fábricas e processos.

Somos apaixonados por inovação e acreditamos que a indústria 4.0 trará grandes oportunidades para todos, claro, que estiverem adaptados para este novo modelo de negócio.