Detecção consistente de garrafas plásticas transparentes

Uma empresa de máquinas estava enfrentando bloqueios e atolamentos nas máquinas transportadoras que montava. Quando instalados para monitorar o fluxo de garrafas plásticas, os sensores tradicionais não forneciam resultados consistentes e corretos. A Banner Engineering interveio para ajudar. Essa empresa projeta e fábrica sistemas transportadores que normalmente são usados ​​em ambientes de ritmo acelerado nas indústrias de bens de consumo e embalagens. Quaisquer atolamentos ou lentidão em suas máquinas causariam tempo de inatividade indesejado e despesas adicionais para as inúmeras empresas que utilizam seus produtos. Na construção de uma máquina transportadora, vários sensores precisam ser localizados ao longo da linha para monitorar garrafas transparentes e acionar quaisquer ajustes necessários da máquina conforme o produto viaja a jusante. Os sensores usados ​​anteriormente apresentavam problemas com detecção intermitente. As garrafas transparentes não estavam sendo detectadas de forma consistente e estavam fazendo com que a máquina funcionasse incorretamente. Esses mesmos sensores também tendiam a ser vendidos a preços mais altos que não justificavam o desempenho não confiável. 

 

Desafios

Objetos transparentes ou brilhantes representam um dos maiores desafios para sensores fotoelétricos. Quaisquer alterações na refletividade, no formato ou tamanho do alvo e até mesmo na cor podem complicar a situação. É relativamente comum que sensores padrão queimem um alvo transparente ou que a luz seja refletida de volta de maneiras imprevisíveis, causando leituras falsas.


Nesta aplicação específica, são utilizadas garrafas de tereftalato de polietileno (PET), material tradicionalmente extremamente difícil de ser detectado. As garrafas vazias são alimentadas em um acumulador e, em seguida, percorrem a correia transportadora. À medida que as garrafas se movem, existe o risco de congestionamentos ou atrasos. Quaisquer congestionamentos ou acúmulos ao longo da correia transportadora custariam à empresa muito tempo de inatividade desnecessário e desperdício de produto, o que, por sua vez, geraria custos adicionais para corrigir esses erros. 

 

Solução

Os sensores de detecção de objetos transparentes QS18 Expert ™ da Banner Engineering, combinados com refletores BRT-51X51BM, são utilizados em pontos estratégicos ao longo da esteira transportadora. Nesses locais, os sensores são ajustados para detectar espaços entre as garrafas PET, a fim de monitorar o fluxo do produto e identificar erros ao longo da linha. Esses sensores então avisam a máquina para acelerar, desacelerar ou interromper a alimentação das garrafas para evitar atolamentos. 


O Sensor de Detecção de Objetos Transparentes QS18 Expert ™ possui um design óptico coaxial polarizado e pode detectar mudanças muito pequenas na quantidade de luz recebida. Esses recursos exclusivos tornam a detecção de objetos transparentes fácil e rápida. Este sensor tem um tempo de resposta de 400 microssegundos e, quando combinado com alvos refletivos, proporciona detecção confiável em ambientes de bens de consumo e embalagens. 


A instalação de blocos de montagem giratórios proporcionou ao cliente uma versatilidade extraordinária em seus transportadores. A capacidade de giro permite uma amplitude de movimento maior do que os suportes de montagem padrão, além de oferecer mais opções de locais de montagem ao longo da máquina.

 

Conclusão

A empresa de máquinas buscava um sensor capaz de detectar consistentemente garrafas PET transparentes em vários pontos ao longo de uma esteira transportadora. A introdução do nosso Sensor de Detecção de Objetos Transparentes QS18 Expert ™ nessa aplicação de garrafas provou ser uma solução altamente eficaz e de fácil implementação para a empresa. Ele não só foi projetado especificamente para detectar materiais transparentes e translúcidos, que geralmente são muito difíceis de detectar, como também o faz com consistência em um ambiente de ritmo acelerado. Este sensor pode ser ajustado para detectar uma variedade de garrafas PET e se adapta facilmente às crescentes necessidades da empresa. É também um sensor muito acessível que supera outros sensores com qualidades semelhantes.