Manutenção preditiva de motores e caixas de engrenagens em grandes guindastes

A indústria portuária global está experimentando um crescimento significativo e mais empresas estão se voltando para soluções automatizadas para prever se motores ou engrenagens estão começando a falhar. Os guindastes que movimentam contêineres de transporte são grandes, perigosos e expostos a muitos elementos adversos, como temperatura extrema, vibração e clima imprevisível, que podem causar quebras ou desempenho inferior. A maioria dos operadores e funcionários de guindastes precisa dedicar grandes quantidades de seu tempo para verificar manualmente peças rotativas e máquinas para garantir que estejam funcionando corretamente, reduzindo o tempo geral de produção.


Desafios

Recentemente, um operador portuário australiano trabalhou com a Banner Engineering para encontrar uma solução que monitora motores elétricos e caixas de engrenagens em toda a instalação portuária. Esses motores e caixas de engrenagens são encontrados na lança e no guincho de seus guindastes Ship-to-Shore (STS) que são usados ​​em toda a instalação. A empresa precisava de uma maneira de monitorar os níveis de vibração e temperatura para que os componentes pudessem ser reparados antes que falhassem completamente, causando tempo de inatividade excessivo e custos de reparo.


As aplicações de monitoramento de portos geralmente apresentam muitos desafios difíceis que sensores comuns não conseguem resolver. O ambiente externo apresenta clima imprevisível e pode cobrir grandes áreas de terra. Os portos usam máquinas grandes e pesadas e criam altos níveis de atrito e vibração, fazendo com que o equipamento se deteriore rapidamente.


O tempo de inatividade ou máquinas de desempenho lento afetam significativamente a eficácia e os lucros de uma empresa. Para evitar que isso aconteça, os operadores portuários precisam realizar rotineiramente uma inspeção manual dos guindastes para garantir que estejam em boas condições de funcionamento. A verificação manual não é ideal porque os portos são muito grandes e uma inspeção completa leva muito tempo para ser concluída e impede que os operadores façam outras tarefas que melhorariam o rendimento e a eficácia da empresa.

 

Solução


Os produtos sem fio da Banner Engineering são a melhor solução para manutenção preditiva em portos. A grande atmosfera externa não pode ser facilmente conectada e os produtos sem fio oferecem a vantagem de cobrir várias unidades em uma grande área. Tirar proveito dos dispositivos de manutenção preditiva funciona bem e pode economizar tempo e dinheiro para as empresas.


O sensor de vibração e temperatura sem fio QM30VT se conecta a um nó sem fio Q45 alimentado por bateria para monitorar os motores e caixas de engrenagens. Os nós sem fio Q45 são pareados com um controlador sem fio da série DXM para coletar e interpretar os valores recebidos do sensor de vibração e temperatura. O controlador também pode ser configurado para regular as luzes da torre TL70 que são usadas para notificar a equipe de manutenção do porto. Se a vibração ou a temperatura excederem os limites de segurança, o TL70 alertará os funcionários para tomarem as medidas adequadas antes que o problema piore. Esses limites definidos podem ser facilmente ajustados no controlador DXM.


Produtos sem fio e dispositivos alimentados por bateria facilitam a instalação e a eliminação de cabos mantém a área livre de desordem, especialmente em áreas que podem ser difíceis de alcançar. A Banner Engineering oferece muitos produtos sem fio que são simples de usar e incluem mapeamento de E/S predefinido entre dois dispositivos. O controlador da série DXM também é escalável e pode se comunicar com até 47 sensores ou nós, tornando-o ideal para empresas em crescimento.