O cliente produz bandejas em alumínio com revestimento em teflon, fornecendo para as maiores industrias de panificação no Brasil. O Teflon perde suas características e qualidades, após um determinado ciclo de exposição a alta temperatura. Para assegurar a qualidade do antiaderente, era necessário monitorar o ciclo no qual as bandejas eram levadas ao forno, permitindo assim, uma manutenção preventiva, bem como preservar integralmente o processo fabril.
Solução
No corpo de cada bandeja foram gravadas tags de Data Matrix para que fosse possível fazer o rastreamento, sabendo por quantos ciclos a bandeja já passou, assim tendo um controle preciso da duração do material antiaderente e seu desgaste. Com comunicação via Ethernet para o sistema de gerenciamento, que registra os dados, é possível até mesmo saber o nível de produção por hora, devido o tempo de leitura entre uma bandeja e outra na linha.
Destaques
- Controle preciso sobre a utilização de cada item na linha de produção, tendo o histórico de quando e por quantos ciclos o item já passou.
- Mais informações sobre a própria linha de produção, conseguindo rastrear a quantidade produzida por hora, o tempo gasto e o tempo perdido a cada parada de máquina, pela falta de leitura das tag.
- Rastreabilidade da linha, permitindo fazer manutenção preventiva, evitando que itens ruins sejam utilizados e prejudiquem a produção.
Um agradecimento ao Caio Garcia Alves, engenheiro eletricista da Robusta Automações que desenvolveu junto com nosso consultor técnico Ronaldo Santos essa solução.