A função primordial de uma fonte é proporcionar o nível apropriado de corrente para o seu processo, entretanto, é crucial compreender que nem todas as fontes são equivalentes. Nas próximas linhas, discutiremos essas distinções para garantir a escolha das melhores fontes, evitando frustrações futuras.
Entenda a eficiência
A eficiência para uma fonte chaveada é a capacidade de fornecer potência para alimentar sua carga em relação ao consumo da fonte, independentemente da qualidade da rede elétrica, note, independente da qualidade da rede elétrica.
Um exemplo é a fonte chaveada de 2.5A, um modelo muito utilizado em fábricas de grande renome no mercado, que possui uma eficiência de 70%, com uma perda de 30% em sua potência.
Fontes chaveadas: A diferença é na eficiência!
A fonte chaveada tem a função de regular a tensão de saída que será destinada aos componentes, mas existe uma característica que diferencia e determina a qualidade de uma fonte de alimentação, esta característica é a eficiência.
Como já vimos, a eficiência do mercado para a fonte chaveada está em torno de 70%, entretanto, na Sensor do Brasil a fonte chaveada, possui a maior eficiência do mercado, com 89% de potência.
As fontes chaveadas com maior eficiência do mercado são comercializadas pela Sensor do Brasil em diferentes faixas de tensão, tais como: 1.25A, 2.5A e 5A, com faixas de tensões diferentes.
Benefícios da fonte chaveada
- Garantia de imunidade a interferências eletromagnéticas (EN61000-6-2) e emissão de interferência (EN 61000-6-4);
- Estrutura resistente;
- Baixa dissipação de energia e aquecimento;
- Projeto desenvolvido para fácil instalação e organização dos fios;
- Longa vida útil.